Surf sem quilha e surf de monoquilha
06/09/2021
-
Arte por @carol.fazarte
-
Nesse post aqui a Lidi falou um pouquinho sobre a monoquilha, "ideal pra quem gosta de mares menores, com ondas pequenas e mais cheinhas".
Ainda me lembro muito bem a primeira vez que assisti um vídeo da Marina Carbonell literalmente dançando em cima de um long e fiquei babando pensando que diabo era aquilo e como era possível! Foi aí que descobri a monoquilha!
A monoquilha é a cara do surf mais clássico que existe! Quando aprendemos sobre a história do surf bem no comecinho, vemos que as pessoas surfavam com pranchas grandes e só com uma quilha. Com o passar do tempo, os surfistas começaram a buscar um estilo de surf mais rápido, com manobras ágeis e cada vez as pranchas ganhavam mais quilhas e perdiam comprimento.
_pra que ter pressa?
Anos depois no meio dos anos 80, a monoquilha e os longboards, voltaram com tudo, conquistando de novo surfistas que apreciam mais "curtir o passeio", em um surf que não é nadinha radical, mas marca linhas suaves, um surf que muitas vezes parece mais como uma dança, um movimento ritmado, como se a onda fosse uma melodia que toca sem pressa de acabar.
Amantes da monoquilha costumam falar que esse estilo de surf é como a alma do surf, que fala muito sobre a história e a cultura do surf. Além disso, você pode sempre contar com sua monoquilha, já que ela funciona muito bem pra vários tipos de mar e condições. Assim, a diversão é sempre garantida!
_mas... e se a gente surfar sem nenhuma quilha?
Hoje em dia existem infinitas opções de quilhas, com formas e disposições diferentes, que proporcionam experiências e sensações diversas.
Se a gente parar pra pensar, no inicinho meeesmo do surf, nem existiam quilhas, então todo mundo ia na raça e no pranchão mesmo! Hoje em dia é um estilo muito comum no surf com as pranchas de espuma (foamies).
Como uma das funções das quilhas é ajudar a controlar a prancha em uma onda, o surf sem quilhas combina bem com ondas com linhas bem perfeitinhas e limpas. Isso porque uma prancha sem quilhas tem pouca resistência e, como consequência, tem mais velocidade e maior facilidade de deslizar.
Nesse caso, o equilíbrio entre o seu corpo e a prancha e a posição vão influenciar ainda mais no controle durante o surf!
Com ou sem quilha, existe surf pra tudo quanto é gosto e é legal a gente experimentar até achar o estilo que combina mais com a gente! Afinal, a diversidade também ajuda a florear esses mares pelo mundo a fora! Junte-se aos bons!
Beijos e boas ondas,
Thata
Leia também: Surf sem quilha e surf de monoquilha
-
-
06/06/22Apneia no surf: importância e benefícios
-
17/01/22Diário de uma surfista: Andrea Moller
-
10/01/22Como melhorar a leitura do mar pro surf
-
03/01/22Como consertar tecos na prancha de surf sozinha
-
29/11/21Dicas para comprar o seu primeiro john/neoprene
-
22/11/213 praias para velejar de kite no Ceará
-
Anterior
Próximo