Treino de surf pra fazer em casa | Parte 2
12/07/2021
-
Arte por @carol.fazarte
-
E ai, surfista?! Curtiu o primeiro treino de surf para fazer em casa? Acredito que se você está lendo esse post é porque gostou e quer mais. Então resolvi fazer um segundo treino, agora com um trabalho mais voltado para a mobilidade e o desenvolvimento de força e potência de uma forma mais funcional.
_mas Lidi, qual o melhor?
Na verdade, os dois tipos de treinos são complementares. Pra fazer um treino bem legal, a combinação desses tipos variados de movimentos e estímulos são fundamentais para você desenvolver o corpo da melhor forma e aproveitar isso na sua sessão de surf. Se você perdeu o nosso primeiro post com um treino de surf pra fazer em casa, vale a pena conferir ele aqui, pois tem informações bem úteis que vão te auxiliar nesse segundo treino também.
Bom, vamos nessa que a série vem vindo lá no fundo e a gente tem que estar preparada!
_1 bloco: mobilidade
1. Ombros
2. Ombros e coluna
3. Coluna
4. Cadeira posterior do corpo
5. Quadril e tornozelo
. -
-
-
-
-
-
_2 bloco: força, resistência, coordenação, potência e equilíbrio
1. Flexão de braços fechada: tentar subir rápido e descer devagar
2. Remada fechada na posição de ponte: manter a região do core (centro do corpo) bem contraída. Se você não tiver um elástico para auxiliar, execute o movimento realizando a intenção do movimento, ou seja, como se você realmente estivesse puxando alguma sobrecarga.
3. Levantar e sentar usando uma perna só: tentar subir rápido e descer devagar
4. Escalador: realizar o movimento correto o mais rápido que conseguir
. -
-
-
-
-
_3 Bloco: força, resistência, coordenação, potência e equilíbrio
1. Flexão de braços aberta: se o movimento estiver fácil, tentar fazer o movimento de explosão que impulsiona o corpo pra cima e faz com que as mãos deixem de tocar o apoio momentaneamente
2. Estender uma das pernas alternadamente, voltando para a posição dobrada inicial: os braços ficam esticados, em isometria (ele vai estar fazendo força mas sem fazer movimento). Manter a região do core (centro do corpo) bem contraída- Obs.: Se você não tiver um elástico para auxiliar, execute o movimento realizando a intenção do movimento, ou seja, como se você realmente estivesse segurando alguma sobrecarga.
4. Salto lateral: coordenando trabalho de pernas, ambos os pés devem tocar o mesmo lado. Se conseguir espaço para fazer esse movimento em deslocamento, manda ver!
. -
-
-
-
-
_4 bloco: força, resistência, coordenação, potência e equilíbrio
1. Movimento inicial do burpee, adaptando o movimento final para a posição do drop seguido de um agachamento: se você achar fácil e conseguir um degrau de apoio, execute logo após o "drop" um salto com agachamento logo em seguida
2. Agachamento lateral finalizando com a extensão do braço da frente (perna que fica esticada) e flexão do braço de trás (mesmo lado da perna que fica dobrada): esse movimento é todo simultâneo e não em blocos
3. Salto lateral: diferente do primeiro deslocamento, aqui apenas um dos pés toca um mesmo lado. Se conseguir espaço para fazer esse movimento em deslocamento, manda ver!
. -
-
-
-
-
Algumas dicas finais para potencializar o seu treino pro surf:- Você deve realizar quantos movimentos conseguir dentro de 30 segundos, isso vai gerar algo entre 10 a 30 repetições por exercício, dependendo da velocidade de execução.
- Lembrando que quanto mais rápido, mais intenso, sendo assim, obedeça o seu ritmo, sinta o seu corpo e utilize a percepção de esforço para continuar (lembrando que isso pode variar mesmo entre uma sessão e outra de treino).
- Tente entre um exercício e outro de um mesmo bloco, não realizar descanso, apenas de um bloco para o outro. Essa é a ideia. Se você achar que precisa descansar além do sugerido, reduza a velocidade de execução do movimento dentro dos 30 segundos.
- A ideia é realizar um exercício confortável. Surgindo algum desconforto fora do normal, não continue com a atividade.
Lembre-se que este post parte do pré suposto de que você está apta a realizar exercício físico. Bom, agora você já sabe o que fazer. Se você não tem restrição médica para a realização de exercício, execute com atenção aos movimentos e bom treino.
Beijos e boas ondas,
Lidi
Leia também: Treino de surf pra fazer em casa
-
-
06/06/22Apneia no surf: importância e benefícios
-
17/01/22Diário de uma surfista: Andrea Moller
-
10/01/22Como melhorar a leitura do mar pro surf
-
03/01/22Como consertar tecos na prancha de surf sozinha
-
29/11/21Dicas para comprar o seu primeiro john/neoprene
-
22/11/213 praias para velejar de kite no Ceará
-
Anterior
Próximo